quinta-feira, 19 de março de 2009

FITNESS - 04

7 BONS MOTIVOS PARA MALHAR NA PISCINA, MERGULHE NESSA !




Dá para emagrecer mais do que na ginástica “a seco”, já que o esforço na água é maior. Seu corpo vai ganhar um desenho mais bonito, pois a água funciona como uma sobrecarga natural. Como o corpo fica mais leve na piscina, os riscos de lesões musculares e articulares são 80% menores. Você não transpira. Sai da água relaxada, se sentindo leve como uma pluma. Do pilates ao spinning, quase todas as modalidades da academia ganharam versões aquáticas.

water pilates

A versão molhada do pilates é feita com acessórios como o aquatubo (espaguete), caneleiras flutuantes e luvas de resistência. O foco principal é o centro do corpo, ou core, região que engloba o abdômen e a lombar. As posições são estáticas, mas a aula não é moleza e queima cerca de 300 calorias, além de melhorar a postura e a flexibilidade. A modalidade também alivia as tensões musculares, as dores nas costas e a ansiedade.

wet triatlon

Dinâmica e com alto gasto calórico (500 por hora), a modalidade reproduz o triatlo terrestre. São três estações de 20 minutos cada uma. Você começa pela natação em estilo crawl (o mais comum) e variações com uso de prancha, elástico e nadadeiras. Depois, pedala em hidrobikes (bicicletas dentro d’água) em várias intensidades e, por último, corre com os pés no chão ou em flutuação, usando um colete que suspende o corpo na água. A circulação sanguínea é estimulada e há uma visível melhora no tônus muscular. Além de enxugar horrores, é claro!
ciclismo O ciclismo aquático é uma das modalidades mais eficientes para tonificar as coxas. Você também fica bem condicionada e enxuga cerca de 400 calorias a cada meia hora. Como essa aula trabalha com resistência e intensidade diferenciadas, que é regulada pela própria aluna, é indicada até para quem está há um tempo longe da academia. E aí, preparada para pedalar?
duatlon
Essa aula é ideal para quem quer zerar a gordura localizada e conquistar um condicionamento físico daqueles. Mescla pedalada com corrida. Embora seja fortíssima, as articulações ficam protegidas, já que o impacto na água é reduzido. Melhor: você trabalha no seu limite. Uma hora, enxuga de 600 a 800 calorias.

triatlon aquático

Treino criado para você curtir as três modalidades desse esporte: natação, bicicleta e corrida. Na parte de corrida, além da modalidade propriamente dita, são feitos jogos na piscina. Na bicicleta, você simula circuitos com subidas e descidas ao som de músicas animadas. Na natação, além do nado crawl, há variações como perna de crawl e braçada do nado de peito. Cada modalidades dura de 15 e 20 minutos. O gasto calórico? Cerca de 700 calorias por aula!
cross trainning Ótimo para derreter gorduras, esse treino trabalha com freqüência cardíaca elevada para exterminar cerca de 600 calorias. Mescla o spinning aquático com exercícios localizados. Halteres, luvas, aquafins (espécie de luva que lembra uma borboleta) e aquatubos são usados para aumentar a intensidade e deixar a aula ainda mais forte. Quer mais? Não tem intervalo nem descanso, você emenda um exercício no outro. Haja fôlego! Mas, o resultado compensa: músculos sarados e nadinha de gordura.

acqua storm

Circuito que reúne todos os benefícios da malhação em uma única aula, pois agrega sete modalidades: exercícios localizados, natação, hidroginástica, abdominal, spinning aquático, corrida — feita com coletes flutuante — e alongamento. Em 45 minutos, a aula acaba com o mito de que as atividades na piscina são pouco intensas. Passando por todas essas estações, os músculos das coxas, do abdômen, bumbum e braços são tonificados. Não é só! O circuito extermina 500 calorias.

circuit fight trainning

Socos e chutes são a essência dessa modalidade que mistura exercícios do boxe e do kick boxe (que utiliza também os pés). Na piscina, o “saco de pancadas” é substituído pela resistência da água. O professor divide os alunos em circuito ou monta aulas pré-coreografadas com músicas do filme Rocky, o Lutador (lembra do Silvestre Stalone?). Uma aula enxuga 400 calorias. Durante os socos e chutes, os músculos se contraem, fortalecendo pernas e braços. Além disso, você ganha flexibilidade e condicionamento físico dignos de um pugilista.

step by step

Se você tem aversão à água, essa aula foi criada na medida! Durante 45 minutos, o professor ensina exercícios respiratórios, de relaxamento e os princípios básicos de natação. Tudo foi bolado para que a aula seja confortável e aumente a autoconfiança do aluno dentro da água. Aquatubos (espaguete), coletes flutuadores e pranchas são utilizados para aumentar a segurança e mandar o medo embora.

power swin

Nessa aula o herói são os acessórios — parachute (equipamento similar ao páraquedas), flutuador, luvas e nadadeiras — que fazem seus músculos trabalharem com força total. Os 20 minutos iniciais cuidam do fortalecimento da barriga e costas, depois vem a parte das pernas, barriga e bumbum, torrando cerca de 300 calorias.

ultra swimmer

Esse circuito mescla a ginástica aquática e terrestre para deixar o corpo enxuto (350 calorias consumidas em 45 minutos), tonificar os músculos e melhorar o condicionamento físico. Conta com estações dentro d’água para trabalhar com grupos musculares localizados, com o auxílio dos flutuadores, nadadeiras, prancha e palmares. Nas estações do lado de fora da piscina, os alunos pedalam na bicicleta ergométrica e fazem abdominais.

hidro resistência

Aqui, a estrela é o parachute, uma espécie de pára-quedas. O acessório, feito de um material flutuante, fica preso na cintura e funciona como sobrepeso, aumentando a resistência da água nos exercícios de deslocamento. Com esse superacessório dá para intensificar o trabalho dos músculos. Essa hidro é pra lá de agitada e gasta em média 300 calorias por hora.

circuito aquático

Quando feito em solo, o circuito garante um corpo enxuto de forma divertida. Imagine então dentro da piscina, queimando de 600 a 800 calorias por hora! É isso mesmo que promete esse treino, dividido em 15 minutos de bike, 15 de esteira, 20 de hidroginástica, cinco de abdominal e cinco de alongamento. Como as pedaladas e a corrida trabalham mais membros inferiores, na hidroginástica, a prioridade são os braços, costas e o peito. O efeito: corpo sarado e silhueta magrinha.

deep jump

Aula aeróbica que trabalha com os principios básicos da hidroginástica: o saltito e a suspensão, alternando dois minutos de cada um deles. Os exercícios de suspensão são feitos com o auxílio de aquatubo (espaguete). No final, exercícios de alongamento e relaxamento. E lá se vão 300 calorias por hora.

plano acqua

Acqua jump (pulos em minicamas elásticas), power pool (aula précoreografada), acqua bike, natação e hidroginástica são os ingredientes desse plano. As modalidades são divididas nos cinco dias da semana. O mix completo deixa os músculos fortes, emagrece, melhora a coordenação motora e ainda ajuda a reduzir o estresse. Um prato cheio para você não sair da piscina todos os dias da semana!

water bike

A bike aquática está fazendo o sucesso. Pudera: dependendo da sobrecarga, você vai consumir entre 600 e 800 calorias por hora e tonificar as pernas e o bumbum. Mas não é só: o treino favorece também o fortalecimento do core, o famoso cinturão formado pelo abdômen e pela lombar. A região é responsável pela barriga lisinha e estabilização da coluna. A aula dura em média 45 minutos.

duplo F

Força e flexibilidade. São esses os principais objetivos desse treino baseado no pilates. Assim como a prática no solo, os movimentos trabalham com técnicas de respiração e alongamento consciente. Além de relaxar, melhora a flexibilidade e tonifica principalmente o abdômen. A vantagem é que você pode fazer posições mais complicadas sem o perigo de lesionar as articulações. O gasto calórico não é alto: 100 calorias por hora.

hidro relax

Com a água da piscina quentinha, entre 32 e 35 graus, o alvo dessa aula zen é o relaxamento. Em pares ou individualmente, as alunas fazem exercícios boiando com os olhos fechados, aprendem técnicas de respiração, meditação e relaxamento. As posições alongam e alinham os músculos e as articulações, melhorando a consciência corporal. Como a pressão da água massageia o corpo, você sai de lá bem tranqüila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário